Como conduzir uma pesquisa de mercado?

Você conhece o mercado em que atua? Entende o que seus clientes esperam dos seus produtos ou serviços? Sabe o caminho mais promissor para alavancar sua empresa?

Se você não tem certeza sobre a resposta de alguma dessas perguntas, uma pesquisa de mercado pode ser muito útil para o crescimento dos seus negócios. Por isso, criamos esse pequeno guia de 5 passos para ajudar você a conduzir essa pesquisa da melhor maneira possível. Dá uma olhada!

Passo 1: Determine o objetivo da pesquisa e “estime” o público alvo.

Antes de criar qualquer questionário, ou a divulgar a pesquisa, é importante que, ainda no planejamento, dois pontos sejam priorizados: O que você procura entender com essa pesquisa e quem você espera que a responda.

Existem, basicamente, três possíveis interesses que podem ser explorados numa pesquisa de mercado são: posicionamento em relação aos concorrentes, áreas que ofereçam boas oportunidade de expansão dos negócios e relação dos clientes com seu produto/serviço.

Desde o início, você deve determinar, entre esses pontos, os que fazem mais sentido para a situação atual da empresa e estabelecer os objetivos para a pesquisa a partir deles.Em seguida, você deve se preocupar com o público da sua pesquisa. Por exemplo, se você busca áreas para as quais sua empresa possa se expandir, pode ser interessante abordar clientes fixos, para testar uma possível adesão garantida.

Porém, buscar por consumidores em outros segmentos de mercado, pode ajudá-lo a entender quais são as áreas mais “quentes” no momento. Além disso, determine se seus clientes são empresas (B2B) ou consumidores (B2C) para destinar a pesquisa com maior eficiência.

Respondidas essas questões, chegou a hora de produzir e testar o questionário!

Passo 2: Produção e teste dos questionários

Para produzir o questionário você deve levar em conta alguns pontos principais, que garantirão uma maior eficiência da sua pesquisa. O tamanho dele é, sem dúvidas, um dos mais importantes. Questionários muito longos podem desinteressar o entrevistando, fazendo com que ele responda sem comprometimento ou até mesmo abandone a pesquisa. Por isso, procure fazer perguntas de resposta simples, mas que deem informações suficientes para que seus objetivos já estabelecidos sejam atingidos.

Outro ponto que precisa ser levado em conta é a sintaxe e estilo de linguagem das perguntas; você deve escolher de acordo com o público alvo da pesquisa. É importante evitar palavras muito rebuscadas e de difícil entendimento, pois pode, também, gerar desinteresse dos respondentes.

Levando em conta esses pontos, você deve produzir uma primeira versão do questionário e realizar um teste em uma pequena amostra de pessoas que possam dar um feedback, para que, a partir dele, uma versão final, e ainda mais efetiva, seja produzida.

Passo 3: Divulgação e coleta de dados.

O primeiro passo para realizar uma divulgação efetiva é determinar quantas pessoas você deseja atingir e em que escala a pesquisa será aplicada. Se seu negócio é local, não faz sentido recolher respostas de pessoas de outros estados, por exemplo.

Após concluir esse passo, você deve analisar os meios a sua disposição para realizar a divulgação. Os métodos principais de aplicação e os casos em que devem ser utilizados estão descritos aqui embaixo:

  • Pesquisa on-line: usada, principalmente, quando se deseja obter muitas respostas e em uma escala maior (como pesquisas estaduais e nacionais) porém sem muito detalhamento e confiabilidade.
  • Pesquisa por ligações: esse método deve ser usado quando se necessita de respostas mais precisas e “personalizadas”, porém em menor escala.
  • Pesquisa escrita: utilizada em negócios locais, principalmente nos casos em que se deseja avaliar a relação do cliente com seu produto.

Lembre-se: você deve possuir uma boa ferramenta para gerir os dados recolhidos, evitando assim, a perda de informações importantes.

Nesse momento, você está quase concluindo a sua pesquisa!

Passo 4: Análise e filtro dos dados

Com todos os dados coletados, inicia-se uma das fases mais importantes: a análise e o filtro das informações! O primeiro passo desse processo é dispor de maneira mais organizada e visual possível os dados obtidos e armazená-los de forma a garantir fácil acesso a eles. Para isso, utiliza planilhas e ferramentas de organização de informações.

É importante, também, realizar uma análise geral das respostas de cada pergunta (principalmente as de resposta aberta) para excluir dados incoerentes ou que fujam do objetivo da pesquisa.

No final desse passo, procure agrupar as respostas de certas áreas de acordo com o intuito de cada questão. Por exemplo, em uma pesquisa sobre o mercado de computadores, você pode dividir os dados relativos a preferências de processamento e de design, pois são assuntos que não se ligam diretamente. Porém, deve haver cruzamento dos dados relativos a preços e performance dos computadores, já que, teoricamente, esses pontos possuem ligação direta para os respondentes.

Passo 5: Produção de relatórios e análise dos objetivos

Depois de percorrer todo esse caminho, você está pronto para avaliar se seus objetivos foram atingidos e tirar conclusões da sua pesquisa para tomar as decisões necessárias ao crescimento da sua empresa.

É importante, ainda, armazenar o processo e os resultados da pesquisa, para que os dados estejam sempre a disposição dos gestores da empresa, havendo necessidade de novas análises.

Ufaa! Terminamos tudo, e você está pronto para mudar seu negócio com a certeza de obter grandes resultados, já que conhece melhor o mercado em que atua e o que seus clientes esperam de você! Se você tá com dificuldade em algum dos passos ou prefere uma empresa realizando-os pra você por um preço baixo e com qualidade elevada, entra em contato que a gente te ajuda!